VIA SACRA PÚBLICA 2025 

Decorreu no passado dia 28 de março a Via Sacra pelas ruas da cidade e da Paróquia de Tondela. Com concentração junto à Capela do Carvalhal, seguiu um trajeto previamente delineado, em direção à Igreja Matriz de Tondela.

Foi uma organização da Equipa de Pastoral e Eventos da Paróquia de Tondela. Todas as entidades públicas e particulares da cidade de Tondela foram convidadas a participar.

A participação foi boa, com bastantes crianças, adolescentes e jovens, com as suas famílias. A participação e ação do Grupo de Acólitos, do Grupo de Jovens e do Coro Paroquial de Tondela foi imprescindível e louvável para que este momento de oração da Via Sacra fosse uma bela e autêntica experiência comunitária de união e de fé.

O P. Victor Portugal, Pároco de Tondela, após a saudação inicial, dirigiu-se aos presentes com as seguintes palavras: “reunidos como Povo de Deus, enraizados em Cristo, estamos todos unidos na fé, na esperança e no amor de Deus, para juntos, seguirmos os «passos» de Cristo, no seu Caminho para o Calvário. Este é um caminho de esperança. Vamos fazer esta Via Sacra Pública em união com todos os nossos irmãos que estão doentes, acamados nos hospitais, nos lares ou em casa, em união com todas as vítimas de tantos males que persistem no mundo, como a guerra, a violência, a indiferença, a corrupção, a fome, a injustiça, o ódio, a intolerância religiosa, a separação… tantas situações de tristeza, de angústia e de desamor… Em cada estação deste caminho, feito em silêncio, escutaremos um texto bíblico com devoção e reverência… Em cada estação vamos ser interpelados por uma meditação proposta pelo centurião que acompanhou Jesus ao longo destes momentos trágicos. Tomemos então a cruz e caminhemos, nos passos de Jesus… como Peregrinos da Fé e da Esperança… geradores de uma comunidade de irmãos, semeadora das flores da esperança. Entramos neste caminho... não tenhamos medo!

No final da Via Sacra, os agradecimentos foram para todos os que colaboraram e apoiaram na preparação e divulgação da Via Sacra Pública. Especialmente ao Município de Tondela pela cedência da viatura que transportou o andor do Senhor dos Passos, à GNR Tondela, na pessoa do 1º Sargento António Seixas, que marcou presença no evento e à sua excecional equipa destacada de agentes que acompanhou e velou pela ordem na via pública e pela segurança dos participantes, que prestou um serviço dedicado e exemplar, à Sociedade Filarmónica Tondelense, pela sua participação tão condigna, significativa e inovadora, a todos, todos, todos… que, de uma forma ou de outra, manifestaram um autêntico sentido de cidadania e mostraram publicamente o seu sentir religioso cristão.

Até para a próxima edição da Via Sacra Pública, em 2026! Mantenhamo-nos animados na Fé e na Esperança, testemunhando o Amor de Deus e reforçando a participação de todos!

Jesus chama-nos a sermos Peregrinos de Esperança!

Próximo
Próximo

Celebração das Cinzas 2025