Celebração das Cinzas 2025
Igreja Matriz de Tondela
No dia 5 de março, Quarta-Feira de Cinzas, na celebração eucarística das 21 horas, os fiéis participantes receberam as cinzas nas suas cabeças, a simbolizar a intenção de morrerem para os desejos deste mundo e viverem em Cristo.
No início do caminho quaresmal, a liturgia convida-nos a repensar as nossas certezas, as nossas opções, os nossos valores. A Quaresma, tempo de conversão, é o momento favorável para nos reaproximarmos de Deus. É em Deus – e não noutras propostas, por mais encantadoras e belas que sejam – que está a fonte da vida plena.
Que lugar ocupa Deus nas nossas vidas? Onde nos leva o caminho, se Deus não está?
Esta Quaresma há de ser caracterizada pela Esperança em Deus. Que este peregrinar “nos ajude a reencontrar a confiança necessária tanto na igreja como na sociedade, no relacionamento interpessoal na promoção da dignidade de cada pessoa e no respeito pela criação. Deixemo-nos atrair pela esperança.” (Spes Non Confundit, 25)
O Jubileu de 2025, Ano da graça do Senhor, e a Quaresma deste ano, em direção à Páscoa, são um tempo duplamente favorável, para caminharmos juntos na esperança, para experimentarmos a graça da renovação espiritual a que Jesus nos chama, pondo toda a nossa confiança no Senhor.
Jesus Chama-te! Experimenta! Sê peregrino da Esperança! Uma autêntica peregrinação jubilar e quaresmal!