Diocese de Viseu leva três mil fiéis a Fátima

"O mundo precisa de mais corações convertidos"

No dia 4 de Outubro de 2025 cerca de três mil fiéis da Diocese de Viseu participaram hoje na Peregrinação Diocesana Jubilar ao Santuário de Fátima, num dia marcado pela oração, pela esperança e pelo apelo à conversão interior. A celebração foi presidida por D. António Luciano, Bispo de Viseu, que, durante a Eucaristia na Basílica da Santíssima Trindade, afirmou que “o mundo precisa de mais corações convertidos e cheios de esperança”.

Nesta ocasião, o prelado sublinhou que “Deus não está distante nem é indiferente à nossa vida e aos nossos projectos. Ele olha sempre para os pequeninos, humildes e os que o procuram com sinceridade e em verdade”. D. António Luciano apelou a uma renovação da fé e a um compromisso firme com a paz e a fraternidade, sobretudo num tempo marcado pela incerteza e pelos desafios sociais.

A peregrinação incluiu igualmente uma Assembleia Diocesana, durante a qual foi apresentado o Plano Pastoral da Diocese para 2025/2026, sob o lema “És ChAmado por Jesus. Sê Protagonista da Mudança”. Segundo o Bispo de Viseu, esta proposta pastoral apela, em primeiro lugar, à mudança do coração, à renovação das relações humanas e a uma maior escuta e partilha entre os membros da comunidade eclesial. “Gostaria que se encontrassem com Jesus e, com Ele, ajudassem a mudar aquilo que precisa de ser mudado”, referiu.

D. António Luciano destacou ainda a importância de criar grupos de reflexão pastoral nas paróquias, compostos por sacerdotes, diáconos permanentes, consagrados e leigos empenhados, como forma de tornar mais concreta esta mudança, que deve começar no interior de cada pessoa e estender-se às comunidades e às estruturas da diocese.

No final do dia, entre os peregrinos, reinava um sentimento de gratidão e renovação espiritual. Muitos testemunharam a importância de viver este tempo jubilar como um recomeço na fé e no compromisso cristão, levando à vida quotidiana uma nova esperança.

Próximo
Próximo

Jubileu dos Jovens 2025