Jubileu dos Jovens 2025  

A cidade de Roma recebeu mais de um milhão de jovens provenientes de cerca de 150 países durante o Jubileu dos Jovens 2025, que decorreu entre os dias 28 de julho e 3 de agosto. O evento, integrado no calendário do Ano Santo Jubilar, foi marcado por momentos intensos de fé, comunhão e diálogo, culminando numa grande celebração com o Papa Leão XIV, no campus de Tor Vergata.

Vós sois a luz do mundo

Na missa de abertura, na Praça de São Pedro, o Papa saudou os jovens com entusiasmo:  

“Vós sois o sal da terra… Vós sois a luz do mundo! Hoje, as vossas vozes, o vosso entusiasmo, a vossa fé serão ouvidos até aos confins do mundo!”  

 “Estamos a iniciar um caminho… e hoje sois vós a mensagem de esperança de que o mundo precisa. Rezemos juntos pela paz e sejamos testemunhas da paz de Jesus Cristo.”  

Amizade verdadeira e fé duradoura  

Na vigília de oração em Tor Vergata, realizada no sábado, dia 2 de agosto, o Papa Leão XIV respondeu às inquietações dos jovens sobre solidão, redes sociais e superficialidade nas relações:  

 “Só relações sinceras e laços duradouros fazem crescer histórias de vida boa. Nenhuma amizade é verdadeiramente fiel se não estiver enraizada em Cristo. Só n’Ele pode ser feliz e eterna.” 

Um mundo diferente é possível 

Na missa de encerramento, o Papa dirigiu-se novamente aos jovens, com uma mensagem clara de compromisso e ação:  

“Vós sois o sinal de que um mundo diferente é possível. Um mundo de fraternidade e amizade, onde os conflitos não se resolvem com armas, mas com diálogo.”  

E acrescentou um forte apelo à santidade no quotidiano:  

“Aspirai a grandes coisas, à santidade, onde quer que estejais. Não vos contenteis com menos… Deus espera transformar a vossa vida.”  

Portugal com presença destacada  

Portugal esteve entre as delegações mais representadas, com mais de 11 mil jovens inscritos. A delegação portuguesa contribuiu com testemunhos, animação litúrgica e orações — algumas das quais integradas na aplicação oficial “Click to Pray”, em colaboração com a Santa Sé.  

O Jubileu dos Jovens 2025 não foi apenas um evento festivo, mas uma experiência de encontro com Cristo vivo na amizade, resultante num verdadeiro desafio à transformação, onde fé, cultura e responsabilidade se encontraram. Segundo o Papa, esta geração tem a missão de ser protagonista da mudança, levando esperança às suas comunidades, escolas e famílias.  

“Não voltem para casa como vieram. Sede centelhas de luz no mundo. Onde houver escuridão, levai o Evangelho. Onde houver ruído, levai o silêncio da oração. Onde houver divisão, levai o abraço de Cristo.” 

Próximo
Próximo

Bispo de Viseu presidiu à celebração do Crisma na Igreja Matriz de Tondela