Celebração Quarta-feira de Cinzas com imposição das Cinzas
A Igreja Matriz de Tondela assinalou, esta quarta-feira, 18 de fevereiro de 2026, a Quarta-feira de Cinzas com a celebração da Eucaristia e o rito da bênção e imposição das cinzas, marcando o início da Quaresma no calendário litúrgico da Igreja Católica.
A imposição das cinzas é uma prática penitencial muito antiga, com origem nos rituais de expiação da Antiguidade e em referências presentes no Antigo Testamento. Ao longo dos séculos, este gesto manteve-se como sinal visível de arrependimento e de reconhecimento da fragilidade da condição humana.
As cinzas utilizadas na celebração são obtidas a partir da queima dos ramos de oliveira benzidos no Domingo de Ramos do ano anterior. Através deste rito simbólico, a Igreja convida os fiéis a reconhecerem a sua condição de pecadores e a aceitarem, com humildade, a morte temporal como consequência do pecado.
Na Eucaristia de Quarta-feira de Cinzas, os fiéis assumem o compromisso de combater o pecado durante o tempo da Quaresma, intensificando a prática do jejum, da oração e da esmola. Inicia-se, assim, um caminho de conversão e de preparação para a celebração da Páscoa do Senhor, momento central da fé cristã.