Festa das Bem-Aventuranças
No dia 14 de fevereiro de 2026, a Igreja Paroquial de Tondela assinalou a Festa das Bem-Aventuranças, integrada no 6.º Domingo do Tempo Comum, com a participação dos adolescentes do 7.º ano da catequese, que receberam simbolicamente as Bem-Aventuranças como compromisso de fé.
A celebração, vivida num ambiente de recolhimento e alegria, centrou-se nas palavras de Jesus no Sermão da Montanha (cf. Mt 5, 3-12; Lc 6, 20-23). Na homilia, o pároco recordou que “Jesus explicou, com toda a simplicidade, o que é ser santo; fê-lo quando nos deixou as bem-aventuranças”, citando a exortação apostólica Gaudete et Exsultate (GE 63). Celebração decorreu no 6.º Domingo do Tempo Comum e destacou as Bem-Aventuranças como “programa de vida” cristã Num dos momentos mais significativos da Eucaristia, o pároco procedeu à entrega das Bem-Aventuranças aos adolescentes, convidando-os a acolhê-las como verdadeiro programa de vida. A catequista sublinhou que “as bem-aventuranças não são, de maneira nenhuma, um compromisso leve ou superficial; pelo contrário, só as podemos viver se o Espírito Santo nos revestir com toda a sua força e nos libertar da fraqueza do egoísmo, da preguiça, do orgulho” (GE 65).
Foram ainda evocadas as palavras do Papa, que descrevem as Bem-Aventuranças como “o bilhete de identidade do cristão”, onde “está delineado o rosto do Mestre Jesus, que somos chamados a deixar transparecer no dia a dia da nossa vida” (GE 63). O apelo foi claro: recebê-las e vivê-las com coerência, no quotidiano.
Perante a comunidade reunida, os adolescentes assumiram o compromisso de forma simples e convicta: “Serei feliz se as puser em prática.”
A celebração reforçou que toda a caminhada catequética se orienta para a Eucaristia, momento em que a comunidade dá graças pela presença de Deus que salva porque ama. A Festa das Bem-Aventuranças constituiu, assim, um marco no percurso formativo destes jovens e um convite renovado a uma vivência autêntica do Evangelho.